CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

CINISMO - Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

CINISMO – é a doutrina ou o ponto de vista e de comportamento de uma Tendência Filosófica que floresceu na época de SOCRATES, em meados do século IV a.C (444/365), criada por ANTÍSTENES, de Atenas, que fazia sua pregação no Ginásio “CINO SARGOS = Mausoléu do Cão”. A primeira parte desse nome, para alguns eruditos, é que deu o nome de “CINICOS” aos seguidores da Escola. Outro ramo de eruditos, porém, sugere que o titulo se relacionaria mais com o comportamento daqueles filósofos que se assemelhava ao dos cães, na medida em que o desprezo que dedicavam aos dogmas da Civilização, uma das bases da doutrina, era idêntico a indiferença com que os animais observam as normas humanas. De fato, o Ideal de vida para os CINICOS consistia em viver na mais completa humildade, o que na Atenas da Época soava como uma afronta, como um insulto, um descaramento. No entanto, os adeptos da Tendência pouco se importavam com a opinião pública, e talvez para afrontá-la voluntariamente, viviam apenas com o estritamente necessário. Como os Cães, comida e água eram o que lhes bastava. A tese central, ou fundamental, do CINISMO era a de que o único fim (ou finalidade) do Homem é ser feliz e por ser a felicidade diretamente vinculada à Virtude (talvez, no caso, à abstinência, à renúncia voluntária), a busca da mesma era primordial. Diziam que “fora da virtude, não existem Bens” e, destarte, desprezavam as comodidades, as riquezas, os luxos etc. E faziam questão de ostentar esse desprendimento de forma radical e até provocativa, pois pregavam a efêmera e tola superficialidade da Matéria e que todos deveriam viver na mesma simplicidade que os animais. É celebre, por exemplo, o diálogo entre o Cínico DIÓGENES e Alexandre Magno, que em resumo deu-se da seguinte maneira: “quando o Imperador perguntou ao filósofo o que ele queria que Alexandre fizesse, Diógenes respondeu-lhe que gostaria que o Conquistador saísse de sua frente para que sua sombra não lhe impedisse o calor do Sol”. Com uma frase, mostrou o completo desprezo aos bens materiais que o Rei pudesse lhe ofertar e deu ciência ao rei da fragilidade de seu poder quando comparado ao poder da Natureza (no caso, o Sol). DIOGENES é uma figura muita citada como o velho que portava uma lanterna em pleno sol de meio-dia, pois queria encontrar um homem honesto; ou, então, por se auto qualificar como um cão e viver dentro de uma barrica. Esse ideal ascético, provavelmente como outras normas filosóficas, foi copiado do Hinduísmo e por pregar valores diferentes aos que eram (e ainda são) cultuados pela absoluta maioria, os CINICOS sofriam restrições de toda ordem e ainda hoje o termo CINICO, por corrupção vernácula e pela tradição herdada, é tido como sinônimo de hipócrita, falso, falsamente desinteressado etc. CIENTIFICISMO – a doutrina pregada por aqueles que possuem (ou por seus admiradores) saberes técnicos, racionais e objetivos e, por isso, julgam-se os donos do “Verdadeiro Conhecimento” acerca da Realidade, considerando, é claro, que essa Realidade é composta ou formada apenas por coisas materiais, físicas. Desnecessário dizer que não admitem a Metafísica ou qualquer outro conceito abstrato (os Sentimentos, por exemplo). É uma classe de Pensadores que se aproxima (se não forem os próprios) dos Materialistas, dos Mecanicistas e assemelhados, cujas doutrinas terminam onde começaria a especulação (o pensar) filosófica das questões superiores que buscam atingir a Essência (o que está por trás das Coisas) dos fatos, dos atos, dos objetos. Embora sempre tenham existido tendências de cunho Materialista, é agora, na Atualidade, que o eco Racionalista (a Supremacia da Razão) do Renascimento ganhou mais força. Para alguns porque, de fato, o notável avanço da Ciência (e, através dele, o do Conhecimento das Leis da Natureza que atingiu seu ápice derrubando mitos, dogmas, superstições e outros Pensamentos abstratos), habilitaria os Cientificistas a exercerem o Governo segundo sua ótica. Outros, porém, vem no Cientificismo a comprovação da imbecialidade geral que não consegue superar os limites impostos pela Matéria e nem se incomoda pelo alcance do mesmo esbarrar na Física, deixando sem resposta (sem sequer estudos) as questões mais profundas. Tome-se como exemplo a seguinte situação: a Medicina consegue prolongar artificialmente a vida, mas não consegue responder: o quê é a Vida? Polêmicas à parte, vê-se o Cientificismo ser regulado por três normas, ou “artigos de fé (isto é, dignos de completa crença)”: A Ciência é o único Saber Verdadeiro, portanto é o melhor. A ciência é capaz de responder a todas as questões teóricas e de resolver todos os problemas práticos, desde que as perguntas sobre os mesmos sejam formuladas de modo claro e perfeito. É extremamente desejável (se não necessário) e francamente legitimo que o Poder de gerenciar as Coisas Humanas seja dado aos Cientistas e aos técnicos, pois se somente eles têm as respostas, apenas eles serão capazes de governar e ditar as Leis que regulem a Moral, a Ética, a Educação, a Política e todos os outros assuntos da coletividade.

Submited by

sexta-feira, novembro 13, 2009 - 02:55

Prosas :

No votes yet

fabiovillela

imagem de fabiovillela
Offline
Título: Moderador Poesia
Última vez online: há 7 anos 29 semanas
Membro desde: 05/07/2009
Conteúdos:
Pontos: 6158

Comentários

imagem de RobertoEstevesdaFonseca

Re: Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético

Gostei muito.
Parabéns.

Um abraço,
REF

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of fabiovillela

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Tristeza A Canção de Alepo 0 4.335 10/01/2016 - 22:17 Português
Poesia/Meditação Nada 0 4.128 07/07/2016 - 16:34 Português
Poesia/Amor As Manhãs 0 3.520 07/02/2016 - 14:49 Português
Poesia/Geral A Ave de Arribação 0 3.589 06/20/2016 - 18:10 Português
Poesia/Amor BETH e a REVOLUÇÃO DE VERDADE 0 4.349 06/06/2016 - 19:30 Português
Prosas/Outros A Dialética 0 5.679 04/19/2016 - 21:44 Português
Poesia/Desilusão OS FINS 0 3.935 04/17/2016 - 12:28 Português
Poesia/Dedicado O Camareiro 0 5.216 03/16/2016 - 22:28 Português
Poesia/Amor O Fim 1 3.788 03/04/2016 - 22:54 Português
Poesia/Amor Rio, de 451 Janeiros 1 8.784 03/04/2016 - 22:19 Português
Prosas/Outros Rostos e Livros 0 3.829 02/18/2016 - 20:14 Português
Poesia/Amor A Nova Enseada 0 4.021 02/17/2016 - 15:52 Português
Poesia/Amor O Voo de Papillon 0 3.006 02/02/2016 - 18:43 Português
Poesia/Meditação O Avião 0 3.448 01/24/2016 - 16:25 Português
Poesia/Amor Amores e Realejos 0 4.789 01/23/2016 - 16:38 Português
Poesia/Dedicado Os Lusos Poetas 0 3.887 01/17/2016 - 21:16 Português
Poesia/Amor O Voo 0 3.550 01/08/2016 - 18:53 Português
Prosas/Outros Schopenhauer e o Pessimismo Filosófico 0 5.479 01/07/2016 - 20:31 Português
Poesia/Amor Revellion em Copacabana 0 3.786 12/31/2015 - 15:19 Português
Poesia/Geral Porque é Natal, sejamos Quixotes 0 3.485 12/23/2015 - 18:07 Português
Poesia/Geral A Cena 0 3.928 12/21/2015 - 13:55 Português
Prosas/Outros Jihadismo: contra os Muçulmanos e contra o Ocidente. 0 4.186 12/20/2015 - 19:17 Português
Poesia/Amor Os Vazios 0 5.136 12/18/2015 - 20:59 Português
Prosas/Outros O impeachment e a Impopularidade Carta aberta ao Senhor Deputado Ivan Valente – Psol. 0 3.473 12/15/2015 - 14:59 Português
Poesia/Amor A Hora 0 4.828 12/12/2015 - 16:54 Português