CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

OPÇÕES

Luísa foi mãe de 8 filhos, todos saudáveis. Vivia confortavelmente, embora não fosse proprietária de coisa alguma, para além de si mesma. O marido, de quem se havia separado pouco depois do nascimento do seu oitavo filho, morreu novo, vítima de acidente de aviação. Ela nunca voltou a casar, pois ficou com uma missão pesada demais, para voltar a dedicar-se a outra.

Formada em engenharia civil, Luísa era uma mulher de grande determinação, a quem nunca faltou tenacidade e coragem para levar a cabo a missão que propôs a si mesma: dar a cada um dos seus 8 filhos, um curso superior. Todos eles se formaram em diferentes áreas, com muito sucesso. O mais novo, o João, provavelmente porque foi o que mais sofreu a superioridade do “poder” dos que nascem primeiro, talvez sentisse a necessidade de sarar “certas feridas”, e optou pelo curso de enfermagem. Ele sempre se revelou o menos vocacionado para grandes objectivos, a vários níveis, o que provocou muitos conflitos entre ele e a mãe, pois ela entendia que ser enfermeiro, não tinha o valor de outros cursos. Mas era um filho maravilhoso, dócil e generoso e o curso de enfermagem não poria em causa, nunca, a sua capacidade profissional. Bastava que fosse feito tomando em consideração dois princípios que a mãe acabou por sentir resigná-la: vocação e aplicação. Mas não foi fácil convencê-la na altura, de que, não obstante a força destes dois pontos importantes, eles poderiam vir a revelar-se não suficientemente fortes ao ponto de permitir que o filho mais novo viesse a usufruir duma vida desafogada. Naquele tempo, ser enfermeiro não tinha o prestígio que tem hoje.

Luísa sempre enfrentou as suas dificuldades sabendo esperar, com muita resignação, que “cada maré alta acalmasse”, na esperança de que, mais tarde e de cabeça fria, cada um decidisse o que mais lhe conviria, não só pessoalmente mas, também, em prol da estabilidade familiar. Era muitíssimo inteligente e ponderada, mas isso não lhe evitou certos períodos que teve de ultrapassar, não dando nunca a conhecer aos filhos, as suas dificuldades. Ela sabia bem que, se o fizesse, eles poderiam, eventualmente, querer desistir dos seus cursos para irem trabalhar. Isso seria a última coisa que teria de aceitar. Ela tinha consciência, por experiência, de que o facto de ter tirado o seu curso, permitiu-lhe fazer frente às consequências que a morte prematura de seu marido causou à sua vida. Era, no fundo, uma mulher consciente e, sobretudo, muito perseverante. Paralelamente ao bom ordenado que tinha, pela sua grande competência como engenheira civil, teve a recompensa de 4 dos seus filhos terem sido beneficiados com bolsas de estudo, o que lhes permitiu irem estudar para fora do país. Eles sempre tiveram a sensibilidade de perceber que era necessário aplicarem-se e, consequentemente, ajudarem a mãe, dando o meu melhor para atingirem o objectivo que ela propôs a si mesma, para eles: uma boa formação.

João não queria casar. Talvez tivesse consciência, também, de que não estaria à altura de garantir um futuro estável à sua futura família, se um dia viesse a casar. O exemplo que a mãe lhe deu era demasiado forte, tendo-lhe criado a convicção de que, para casar, deveria estar à altura de garantir-lhe a referida estabilidade económica… e não só. Por isso mesmo, sempre viveu com a mãe. Os irmãos foram casando, foram abandonando o lar de infância e foram-se libertando da ajuda da mãe, que vivia agora feliz, sempre visitada pelos filhos e pelos 14 netos com que foi presenteada. Sim, porque os netos eram, a partir do dia em que deixou de trabalhar, a grande força que mantinha nela um enorme apego à vida.

Os anos foram passando e Luísa começou a revelar sintomas preocupantes de perda de memória e de uma certa indiferença em relação a coisas que, anteriormente, eram-lhe tão importantes. Isso começou a acentuar-se de tal forma, que o temível diagnóstico dado pelo seu médico, não surpreendeu os filhos: a mãe sofria da doença de Alzheimer. Face a essa realidade, eles tinham consciência de que sua mãe iria precisar, cada vez mais, de assistência permanente, uma assistência que eles, naquele momento, não estavam à altura de assumir, sob pena de perderem o controlo da situação que, havia alguns anos e com tanto sacrifício, tinham conseguido. Não se tratava apenas duma estabilidade a nível de trabalho. Tratava-se de outras responsabilidades que cobriam os seus tempos livres, sendo a mais importante a de dar aos filhos o que a mãe sempre soube dar-lhes, ajudando-os nas responsabilidades académicas e na gerência dos seus tempos livres. A educação dum jovem cada vez mais exige a participação consistente dos pais. Assim sendo, havia que tomar decisões muito importantes, uma vez que colocar a mãe numa instituição para pessoas idosas, privada ou não, estava em último lugar nas suas várias opções, opções essas que queriam analisar tendo em conta vários factores, sendo o mais importante o do valor que a mãe representava para eles e que era indiscutível. Ao mesmo tempo, para considerarem a hipótese com mais força e também a mais desejada por todos, que era a de serem eles mesmos a assistirem a mãe na sua doença, precisariam de saber em que medida essa assistência poderia ser dada e o quadro era "negro". Nenhum deles tinha uma formação na área de medicina. Só o irmão mais novo estaria, de certa forma, capaz de olhar pela mãe. Para além de tudo o que pudessem vir a decidir, todos os irmãos tinham consciência de que Luísa tinha sido sempre aquela mãe que tantos sacrifícios fez e que tão difíceis momentos viveu, para que estivessem tão bem, em todos os sentidos. Merecia tudo o que pudesse dar cada um para, em dias alternados, poderem estar presentes.

Com o passar do tempo, a doença de Luísa foi agravando e começaram a preocupar-se com o irmão mais novo, pois eles sabiam do tanto que estava já a menosprezar na sua vida profissional, a favor do bem-estar da mãe. Eles sentiam que ele não iria aguentar com tudo, pois sua mãe necessitava, cada vez mais, de cuidados permanentes. Só haveria, aparentemente, uma solução: internar a mãe numa instituição onde fosse bem tratada. Contudo, para João havia uma coisa de que ele não prescindiria: da presença de sua mãe, enquanto viva. Ele tinha perfeita consciência de que, independentemente das opções que fez, a nível de formação académica, sua mãe teria sacrificado muitas das suas aspirações para poder, ela própria, abrir-lhe a estrada que melhor o conduzisse à situação em que se encontravam os seus irmãos. Tinha consciência perfeita de que sua mãe sempre soube estar presente nas suas decisões, não o forçando a nada, independentemente de todas as chamadas de atenção para uma realidade que era sua, muito pessoal, e que ele reconheceu sempre ser a que melhor lhe conviria. Vá-se lá saber como tinha disso a percepção… Provavelmente, sendo o oitavo, nasceu fora do projecto familiar…. e talvez pensasse que a sua missão, para além da de filho, seria a de provar que não tinha vindo ao mundo por acaso.  Por tudo isso, teria achado que deveria tomar a decisão que o seu coração andava a ditar-lhe havia já algum tempo e acabou por deixar o hospital onde trabalhava para dedicar-se, inteiramente, à mãe.

Muitas vezes insurgimo-nos contra situações que, mais tarde, vêm a provar-nos não ter sido por acaso que optámos por elas, sem que disso tenhamos a percepção.

Luísa morreu rodeada do carinho de toda a família e foi exactamente o filho mais novo, aquele filho com quem nunca esteve de acordo sobre o curso a seguir, que veio a provar, a ela e aos irmãos, ser o que mais conviria seguisse, pois foi esse mesmo curso que lhe permitiu ajudar sua mãe no pior momento da sua vida, até à sua morte.

Depois de Luísa falecer, João completou o curso de medicina com uma média de que poderia orgulhar-se: 19 valores. Acabou por casar-se e vir a ser pai de quatro meninas e um rapaz que seriam hoje o orgulho da sua avó Luísa, que não conheceram, mas que, onde quer que esteja, se estiver, sentir-se-á feliz.

Não menosprezemos as decisões de cada um. A razão por que, muitas vezes, optamos por seguir uma estrada que, aos olhos dos outros, parece errada, pode permanecer oculta até ao dia em que um programa, que nos transcende, venha a confirmar ter sido a que nos convinha. Há que saber esperar por resultados que podem demorar anos a surgir.

Maria Letra
2014-04-08

Submited by

terça-feira, abril 8, 2014 - 14:15

Prosas :

No votes yet

Maria Letra

imagem de Maria Letra
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 1 dia 9 horas
Membro desde: 11/20/2012
Conteúdos:
Pontos: 2676

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Maria Letra

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Prosas/Tristeza VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - ATÉ QUANDO? 0 187 11/30/2023 - 00:01 Português
Poesia/Geral AO SABOR DAS MARÉS 0 294 10/29/2023 - 10:30 Português
Prosas/Outros DEMOCRATICAMENTE... LETRA-SEM-TRETA! 0 642 07/09/2023 - 19:46 Português
Poesia/Geral COMO VIVI A PANDEMIA 0 402 07/09/2023 - 19:37 Português
Poesia/Geral AGARRA A VIDA 0 241 07/09/2023 - 19:33 Português
Poesia/Amor ELOS DE AMOR 0 321 06/27/2023 - 18:51 Português
Poesia/Meditação SINTO FRIO 0 459 06/27/2023 - 18:22 Português
Poesia/Meditação ESPERO_POR_TI_MADRUGADA 3 1.854 06/26/2023 - 19:54 Português
Poesia/Tristeza O FLAGELO DA PERDA 2 1.163 06/26/2023 - 19:48 Português
Poesia/Meditação ETERNA BUSCA 0 300 06/10/2023 - 15:54 Português
Poesia/Desilusão PRECE À VIDA 0 723 02/03/2023 - 20:51 Português
Poesia/Dedicado QUANDO JULGARES-ME É UM ERRO 0 524 02/03/2023 - 12:57 Português
Poesia/Geral ONDE COMEÇA A ESPERA 0 538 02/03/2023 - 12:52 Português
Poesia/Geral QUEM NÃO ESTIVER BEM... QUE SE MUDE! 0 528 11/27/2022 - 23:18 Português
Poesia/Pensamentos OS MEUS QUERERES 0 615 11/27/2022 - 21:47 Português
Poesia/Meditação SÃO PENAS...PARTES DE MIM 0 509 11/27/2022 - 21:32 Português
Prosas/Outros O EXCEPCIONAL INTÉRPRETE MUSICAL DIMASH QUDAIBERGEN 0 752 11/26/2022 - 23:57 Português
Prosas/Outros O CUSCAS QUER IR AO QATAR 0 1.252 11/26/2022 - 23:51 Português
Poesia/Tristeza TOXIMUNDO 0 542 11/25/2022 - 22:07 Português
Críticas/Outros AINDA O IDOSO CARENCIADO 0 740 11/25/2022 - 17:42 Português
Poesia/Meditação O OBVERSO DO UNIVERSO 0 659 11/25/2022 - 17:15 Português
Poesia/Geral CORRIDA EM DIRECÇÃO À META 0 583 11/24/2022 - 16:37 Português
Poesia/Geral CAMINHADA DE AMOR 0 755 11/24/2022 - 16:19 Português
Poesia/Tristeza O MUNDO ESTÁ DOENTE 0 854 11/24/2022 - 13:29 Português
Poesia/Geral NA MIRA DE GENTE FALSA 0 1.046 06/13/2021 - 20:41 Português