CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Os lamuriadores

lamúria
nome feminino
lamentação interminável e importuna; choradeira; queixume
(Do lat. Lemurìa, «festas em honra dos lémures») – espíritos, fantasmas
fonte: Infopedia

Na verdade a Lemurìa era um dos Festivais dos Mortos dos Romanos, mas estes mortos, os lémures, eram muito aborrecidos, pois se não fossem pranteados, tornavam-se incómodos. Creio que estes mortos eram os espíritos dos lamuriadores.

Há os que sofrem e calam e se tornam mais fortes, há os que sofrem e lutam e ultrapassam a dor, há os que sofrem e passam a vida a lamuriar-se. São os lamuriadores. Esses vivem em constante sofrimento e comiseração por si próprios. Os lamuriadores têm comportamentos facilmente identificáveis. Para começar, gostam de confraternizar com outros lamuriadores. E quando os lamuriadores se juntam, é sempre aos pares, até porque não há muitos. Dois lamuriadores só se lamuriam se não houver nenhum não-lamuriador entre eles, pois as suas lamúrias só não são ridículas para eles próprios e correm o risco, caso um não-lamuriador interfira nas suas lamúrias com um pouco de bom-senso, de serem deslamuriados definitivamente. Isso seria um enorme inconveniente, pois os lamuriadores vivem unica e exclusivamente para as suas lamúrias, não saberiam viver sem elas e correriam até perigo de vida, se fossem subitamente deslamuriados. Os lamuriadores aparentam ser pessoas normais até se encontrarem com outro lamuriador. Aí começam as lamúrias. Lamuriam tudo, as escolhas que fizeram na vida e de que tanto se arrependem, os empregos que têm e que os reprimem, a cidade onde vivem, que devia ser outra, os vizinhos impossíveis de aturar, os cônjuges que não os amam nem compreendem, os filhos que não queriam ter e tiveram, as virtudes escondidas que ninguém vê e que o "mundo", tal como é, não deixa que se desenvolvam, os pais que os não entendiam, o tempo que não têm... nós não podemos escutar estas conversas, mas podemos adivinhá-las, porque quando dois lamuriadores se lamuriam, as expressões deles mudam, trocam gestos e sussurros secretos e saem dessas conversas mais lamurientos do que nunca, prontos a matar quem quer que se aproxime deles com um sorriso no rosto. Odeiam sorrisos e não têm nenhum sentido de humor. Perdem todas as oportunidades de alegria e felicidade que o universo lhes oferece, só para poderem lamuriar-se disso mais tarde. Os únicos momentos de satisfação que sentem é durante as suas lamúrias com outro compreensivo lamuriador.

É por isso que, quando morrem, obrigam outros a lamuriar-se por eles. Já não podem lamuriar-se eles próprios. Vão para o inferno dos lamuriadores.

Submited by

quinta-feira, junho 11, 2009 - 01:32

Prosas :

No votes yet

Sara_MR

imagem de Sara_MR
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 13 anos 23 semanas
Membro desde: 12/07/2008
Conteúdos:
Pontos: 56

Comentários

imagem de marialds

Re: Os lamuriadores

Um ótimo texto em prosa, muito bem construído que requer muita atenção de quem le; atual para os momentos de hoje e oportuna para o mundo quase perdido em que vivemos.
Excelente, parabens.

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Sara_MR

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Videos/Perfil 336 0 620 11/24/2010 - 22:54 Português
Videos/Perfil 324 0 617 11/24/2010 - 22:54 Português
Fotos/ - 1208 0 585 11/24/2010 - 00:38 Português
Poesia/Paixão Um mar assim 3 350 03/06/2010 - 16:04 Português
Poesia/Tristeza Lágrima de Loba 3 375 03/06/2010 - 15:36 Português
Prosas/Contos Viagem I 3 399 06/19/2009 - 02:52 Português
Prosas/Outros Amuo 1 398 06/19/2009 - 02:38 Português
Prosas/Lembranças Rios de Março, variações sobre poemas vividos 1 444 06/19/2009 - 02:31 Português
Prosas/Outros Os lamuriadores 1 504 06/19/2009 - 02:21 Português
Poesia/Paixão Leve 2 385 06/15/2009 - 05:49 Português
Poesia/Canção Saudade apenas 5 409 05/25/2009 - 03:07 Português