CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A profecia

A escuridão abraçava com ternura, sob o pálido reflexo da lua, aqueles amantes furiosos e sedentos do mar que os enfeitiçara. Após a troca de corpos, presenciaram algo que não tinham experimentado antes: o vazio profundo do mesmo mar que os acolhera em vagas intensas, cuja maré descia agora lânguida e com ela arrastava a realidade que se escondia dentro deles.
Wecta olhou-o nos olhos com o seu olhar de felina incitando-o a repetir. Dos seus lábios brotavam ainda pequenas marcas do desejo consumado e não saciado.
A ânsia apoderava-se dela. E se ele não voltar amanhã, pensava.
Não, não pode ser. Tenho de o ter outra vez.
-Ó mar salgado, que me vestes nas noites de luar, atira-me as tuas ondas e deixa-me sentir mais e mais uma vez esse teu gosto.

E nas areias batidas pelo mar como se a mão esquerda da Criação ouvisse os seus apelos, Aegir, O Deus do mar voltou a moldar o homem que Wecta desejava. Antes que Wecta o acolhesse em seus braços, Aegir surgiu, exigindo um pacto que selava um desígnio sobrenatural.
- Por agora deixo-vos entregues ao teu apelo, sussurrou. Na próxima maré eu virei e tu me concederás o meu tributo e assim me apaziguarás.

Wecta estremeceu de pavor, mas o desejo que sentia por aquele homem sobrepunha-se a todo o receio do que o Deus do mar lhe viesse a exigir.
Entregou-se aos braços daquele ser fenomenal, sem recear e sem questionar qual seria o tributo a pagar, por mais um desejo concedido.
As bocas ávidas uniram-se numa valsa compulsiva sem fim. O corpo másculo dele fazia pressão sobre o dela, que deitada na areia se deixava embalar pela doce e suave melodia dos sussurros dele. E num intenso espasmo de libertação os dois corpos fundiram-se como um só.
Aegir, que assistia sereno á comunhão, sorria em ondas de espuma que os banhava em salgados beijos de ternura e expectativa.
Na madrugada, o Deus do mar sussurrou aos ouvidos da mulher saciada, dizendo-lhe:
- Tens em ti o fruto do amor concebido por nós e esse fruto será um ser como nunca existiu antes. Um dia quando ele estiver pronto virei reclamá-lo, e tu Mulher, o libertarás dos teus laços. Esse é o teu tributo.
O homem criado para essa noite mágica foi reclamado por Aegir,e sob as ondas de espuma branca, serpenteou e voltou a transformar-se em areia.
A lua, que agora se recolhia, observava-os num tom pálido, semeando pela praia uma luz esvanecida, como se atemorizasse perante a imposição de Aegir.
 

Wecta abandonou a praia sem se voltar para trás. Não podia faze-lo, pois nos seus olhos adejava um brilho intenso, carregado de triunfo e confiança.
Em Midgard, o despertar súbito iniciava-se cedendo lugar ao sol que despontava despedindo-se das chamas das tochas que ardiam, expondo a urbe à sua cruel luz que tudo revelava, como uma película diáfana, encobrindo e iludindo quem lá vivia.
Wecta, caminhava distraída por entre as árvores de Iron Wood, a floresta velha e escura de Midgard e das torres de pedra erigidas muito antes de todos os tempos. Os seus passos guiaram-na ao único lar que resistia ao torpor cinzento que envolvia a cidadela, para lá dos limites da claridade ilusionista. O Castelo da Colina Branca, acolhia-a no seu aconchego.
Kvasira, a sua fiel companhia, aguardava a sua chegada. Diz o povo de Kobold, que nas noites de lua cheia, Kvasira se dedica a rituais de magia só regressando a casa quando a lua cede o seu lugar ao sol. O que é certo é que ela sabia sempre tudo e mesmo com o passar dos anos, as rugas nunca lhe tocaram a tez rosada e macia.
- Esperava a tua chegada - disse-lhe Kvasira. Tens o teu aposento preparado para um banho e depois temos muito que conversar. Espero por ti no salão dentro de uma hora. Dito isto, voltou-lhe as costas e desapareceu por uma porta.
Wecta, dirigiu-se ao quarto e começou a encher a tina com a água morna e as ervas de cheiro que Kvasira havia cuidadosamente preparado para ela. Despindo-se do traje amarrotado da noite, Wecta inalou uma última vez o cheiro nacarado que ainda estava arreigado na sua pele, antes de entrar no banho. De olhos fechados concentrando-se no aroma das ervas a dissolverem-se na água, deixou-se cair num profundo torpor. A infusão entrava pelos poros do seu ser e o espírito libidinoso deu lugar a um sono agitado por visões e premonições fortes. Uma voz ecoava no âmago do seu ser…
“Filha, tu és fruto da minha união com Odin, Pai de todos, protector dos poetas, dos guerreiros, dos estadistas e o Deus da morte, da Guerra e da Magia. Eu sou Frigg, Deusa da Fertilidade e tua mãe. Tens um trono em Asgard, mas fui obrigada a tornar-te mortal e enviar-te para Midgard ao cuidado de Kvasira. Fi-lo para te salvar do Ragnarok, a grande luta final entre o bem e o mal, pois tu foste gerada para cumprir uma profecia criada antes de todos os tempos.
O advento de Ragnarok, foi o fim do mundo entre os Deuses e os homens, mas tu foste concebida para o nosso renascimento. E a tua barriga agora prenhe indica que daqui a nove luas estarás a cumprir o teu destino. Em tempos, houve uma ponte de arco-iris que ligava os nossos Mundos, mas até isso ruiu com a guerra. Procura as Nornes que guardam Yggdrassil, o eixo do mundo, a árvore que sustenta Midgard. Elas ajudar-te-ão na tua missão. Poderás invocar o povo de Hamingjur uma única vez durante o teu percurso. Agora tenho de ir, filha amada. O mar é meu carcereiro, tal como hoje foi teu amante! Que o poder de Odin esteja sempre contigo.”
Wecta acordou a tremer. As palavras reveladas no sono acudiam-lhe à memória numa aflição tremenda. Vestiu-se o mais rápido que pode, e foi a correr ter com Kvasira ao salão. Ainda ia longe e já se conseguia ouvir o eco do cântico ressoando pelas paredes do castelo:
“gjarna drekka bjór á hátt með Ásum minn dagur endaði í þessum heimi sem ég hlæja að dauða” 1
Wecta, não conseguiu entender uma única palavra apesar do idioma lhe parecer familiar. De repente a chuva começou a cair e com ela trazia o odor conhecido do mar. O bater da chuva contrastava agora com o cântico sussurrado de Kvasira. Num frémito de que algo estava a acontecer, Wecta assomou á janela e viu um arco-iris com cores majestosas, jamais vistas, mesmo no céu. O cheiro da terra húmida acabada de regar pela chuva, entranhava-se nas suas narinas produzindo um efeito balsâmico sobre Wecta. Cativada pelas cores do arco-iris, lembrou-se do seu sonho e do caminho para Asgard, revelado por sua mãe.
Ao fim de um tempo Kvasira pediu-lhe que se sentasse e que a escutasse. Colocou algumas ervas a queimar que de imediato libertaram fumo no salão. Pegou numa taça que entregou a Wecta para que bebesse.
- Está na hora de partir. A minha missão aqui em Midgard está terminada e de bom grado regresso à Planície de Ida. Daqui a nove luas terás o teu destino cumprido. Midgard será povoada e terás estabelecido o seu equilíbrio entre Asgard. Tu és a única esperança do teu povo, porque és portadora de uma luz incomparável que a tua mãe te cedeu quando te enviou para Midgard. Tudo o que tu vês, e tudo que te rodeia, são meras ilusões criadas por um poder supremo num acto derradeiro de salvação, quando o advento de Ragnarok aconteceu. Foram longos anos de fogo consumindo a ponte que unia os mundos e todos os Deuses com os seres humanos. Cabe-te a ti o destino de restabelecer o equilíbrio entre os Mundos e perpetuar a existência de todos os seres.

1- Câtico fúnebre que significa “De bom grado beberei cerveja/ nas alturas com os Aesir/Os meus dias neste mundo terminaram/rio-me ao morrer (tradução do Finlandês)
Wecta não conseguiu responder. O cheiro intenso das ervas queimadas arreigou-se nas suas narinas despertando-lhe o poder Seid. E foi então que ela pôde ver tudo o que tinha acontecido:
No inicio do mundo, não havia nada de nada. Não havia céu nem terra, apenas um vazio escuro e sem fundo, onde flutuava uma fonte dentro de mundo de vapor. Dessa fonte surgiam doze rios que se congelavam na longitude das suas origens, preenchendo o abismo com um manto espesso de gelo.
No lado sul do mundo de vapor, havia um mundo de luz que emanava calor para derreter o gelo. Dos vapores libertados pelo derretimento do gelo, formaram-se dois seres: um gigante e uma vaca que alimentava o gigante. A vaca por sua vez, alimentava-se lambendo o gelo, que acabou por descongelar um Deus que unido à sua esposa gigante, deram origem aos Deuses Odin, Vili e Ve.
O gigante de gelo foi esquartejado para com ele formar Midgard, o mundo dos homens e o universo ficou dividido entre Asgard – a morada dos Deuses, Midgard, Jothunheim – a morada dos gigantes e Niffleheim, a região das trevas e do frio. Bem no centro desses mundos viu uma árvore – Yggdrassil – a árvore que crescia do corpo do gigante chacinado e que sustentava essa mesma realidade.
Percorreu Bifrost na sua visão, a ponte de arco-iris que ligava Asgard a Midgard, e assistiu à grande disputa final. Na grande planície Vigrid, de um lado estavam os Aesir, Vanas e Einhejar, e do outro os gigantes do gelo, o exército de mortos de Hel e Loki e seus seguidores. Uma grande e sangrenta batalha acontece, marcando o fim dos deuses e dos gigantes: Odin é morto por Fenrir, que o fere mortalmente; Thor mata Jomungard, a serpente gigante que habita os mares de Midgard, contudo é envenenado por ela; Loki é morto e mata Heimdall, um dos mais valentes Aesir.
Viu a sua mãe, a grande Deusa Frigg, abrir a sua caixa mágica e de dentro dela retirar um punhado de luz celeste, que teceu das suas entranhas com um simples sopro.
Depois, o céu escurece e as estrelas caem em Midgard, que é consumida pelo fogo e de seguida tragada pelo mar. Poucos dos antigos Aesir sobrevivem, e o Ragnarok destrói também Midgard.
Nas nuvens de fumo está lançada a profecia: “das ruínas da batalha, um novo sol subirá aos céus, e uma nova terra se erguerá dos mares. Sob as raízes de Yggdrassil, a árvore que sustentava os nove mundos, hão-de surgir dois humanos que repovoarão o mundo, agora livre de seus males, num tempo de harmonia entre deuses e homens.”
Wecta despertou do transe. Olhou à sua volta e reparou que estava sozinha no salão e a taça, outrora cheia de cerveja, jazia agora tombada no chão.
Ergueu-se da cadeira e dirigiu-se à janela de onde tinha visto Bifrost, e pela primeira vez, Wecta pôde ver as cinzas deixadas pelo fogo da destruição. A ilusão tombara e finalmente conseguia distinguir a realidade. Naquele pedaço de terra que o mar não conseguiu engolir, Wecta, soube de imediato que a sua vida foi engendrada para dar continuidade aos Aesir – Tinha sido eleita para cumprir uma profecia tão grandiosa como o surgimento do Deus Odin.
Contemplando o vasto horizonte cinzento, Wecta pegou no seu manto e saiu do castelo. Calcando as cinzas do chão, partiu ao encontro do seu destino.
Nove luas se passaram. A barriga enorme de Wecta já não a deixava percorrer os caminhos com a mesma graciosidade de sempre. Perseguida pelo aroma do mar que reclamava seu tributo, Wecta tinha envelhecido consideravelmente pelo esforço de prosseguir na sua missão, sem entregar o seu filho ao mar traiçoeiro. Esgotada e desafortunada na sua busca pela Yggdrassil, viu chegada a hora de parir. Sem poder adiar mais o momento, Wecta procurou um local no meio das cinzas onde pudesse dar à luz. Acabou por se sentar numa zona que parecia uma pequena cratera, com pequenos muros erguidos formando aquilo que outrora parecera um círculo.
A cabeça da criança assomava já no meio das suas coxas, pelo que Wecta não se contendo mais, agachou-se e começou a fazer força para a criança sair. O suor escorria-lhe pelo corpo todo formando pequenas gotas que lhe escorriam pela face e lhe turvavam o olhar. Sozinha, ali naquele deserto de destruição, um cântico antigo veio-lhe á mente numa língua que agora sabia ser o seu berço. Para afastar o medo daquela hora começou a entoar o cântico baixinho:
“Heilaga engla kom af himni ofan og tók þá sál hans í lífi hreinleika það skal alltaf lifa með almáttugur Guð.” 1
O choro da ciança recém nascida, rompeu o cântico que Wecta ainda murmurava já quase consumida pelo esforço do parto. Num último sopro de vida rasgou com os dentes o cordão umbilical e deixou-se cair, invocando os Hamingjur para que lhe salvassem o filho.
Wecta desfaleceu de seguida, e do seu corpo saíram os mais belos raios de luz, jamais vistos e todo o seu corpo se transformou numa bola gigantesca de luz.
1-Solarijóð - The Song of the Sun. Tradizido do Inglês, significa “Santos anjos vindos do céu e tomou-lhes a sua alma: numa vida de pureza que jamais viverá com o Deus Todo-Poderoso.

Percorrendo as paredes da cratera, a luz foi refazendo a sua forma original, e aos poucos Yggdrassil foi surgindo protegendo o pequeno ser que agora estava albergado no interior do seu tronco.
À medida que Yggdrassil era reconstruída, o espírito de Wecta era elevado até tocar nas nuvens. As Nornes surgiram vindas do nada, e começaram logo a recolher nas nuvens os pingos de hidromel sobre a árvore sagrada. Yggdrassil, banhada agora por uma intensa luz dourada, ia recriando os seus ramos e assumia a forma de um palácio majestoso, erguido sobre um totem gigantesco.
Montadas nas nuvens, Kvasira e Frigg esperavam por Wecta.
- Bons ventos te acolham minha filha. A profecia foi realizada - disse a Deusa. Aquela árvore sagrada alberga o Sindri, o palácio onde Deuses e humanos comungarão em harmonia, cedendo livre-arbitrio e dispensando justiça aos humanos. De dentro dela há-de surgir o teu filho com sua esposa, e o seu reino de paz e glória não terá fim. Os seus filhos repovoarão Midgard e farão deste mundo um mundo fértil conquistando a terra que o mar engoliu.
Kvasira, desfazendo-se em mil gotas de hidromel para alimentar Yggdrassil, despediu-se das duas ofertando uma Edda:


“Salve o Pai Excelso e Todos do Povo Sagrado
Salve os Aesires e Vanires
Salve os Elfos e Espiritos da Terra
Salve Sveinbjorñ Betteinsson e Godhi Medhal
Mikit Stór-Ljon Oddhinsson (In Memorian)
Salve a Todos da gente de nossa fé que são realmente VERDADEIROS e na Clássica TRADIÇÃO”


Envoltas pelas nuvens Frigg e Wecta, separaram-se cada uma numa bola de luz incandescente que hoje dão pelo nome de sol e lua, e a cada 12 horas uma retoma o lugar da outra vigiando Midgard assegurando-se que nada de mal se apodera dos Mundos.


© Paula Moreira
 

Submited by

domingo, março 20, 2011 - 19:42

Prosas :

No votes yet

Pmoreira

imagem de Pmoreira
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 13 anos 1 semana
Membro desde: 03/20/2011
Conteúdos:
Pontos: 30

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Pmoreira

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Fotos/Paisagens Sea 0 751 03/20/2011 - 21:19 Português
Fotos/Paisagens Window 0 817 03/20/2011 - 21:17 Português
Fotos/Natureza Drop 0 595 03/20/2011 - 21:14 Português
Fotos/Paisagens Flowers at the church 0 650 03/20/2011 - 21:12 Português
Fotos/Paisagens Sky 0 714 03/20/2011 - 21:09 Português
Prosas/Contos A profecia 0 661 03/20/2011 - 19:42 Português
Fotos/Paisagens Riverside 0 593 03/20/2011 - 19:28 Português
Fotos/Paisagens Stuck on you 0 628 03/20/2011 - 19:25 Português
Fotos/Paisagens Justice 0 607 03/20/2011 - 19:21 Português
Fotos/Paisagens Night shadows 0 653 03/20/2011 - 19:17 Português