CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Vozes

Esperei por ti como quem espera pelo verão quente, sôfrega dos dias grandes, onde o sol se põe ao anoitecer.
Visitei-te mas não ficaste em pleno, e os teus olhos soltaram-se em busca de outros sóis, como quem não sente aquele calor esperado. Eu tinha tantas saudades de te ver, olhar nos teus olhos e ver a profundidade do teu olhar, que é um bálsamo para a minha alma. Falavas de tudo o que eu não queria ouvir e eu ouvia-te sim, com a curiosidade habitual, porque a tua voz serena me tranquiliza, e é a certeza de que me vai acompanhar durante o resto das horas, onde terei que permanecer alerta.
Estar alerta, já começa a tornar-se difícil, porque há dias que me apetece fechar os olhos e deixar-me ir, deixar de me sentir aqui. Não gosto do que vejo, nem do que ouço. Busco a perfeição desde que me lembro de mim, e tem sido uma luta constante esta procura, esta necessidade de me rodear de pessoas, ideias, de lugares onde os ideais se misturam e se concretizam com um único fim. Acredito nas pessoas, mesmo que a minha intuição me diga o contrário, e recuso-me terminantemente a colocar em mim esta desconfiança que reina e abunda por aí. "Viver não custa, custa é saber viver", e pergunto a mim própria tantas vezes porque não sei viver e o que será isto de saber viver. Mas existir só por si não será saber viver?
Esta frase sempre me soou de uma forma imprecisa e nunca lhe dei grande importância, porque sinto que dar importância a esta frase, seria deixar de viver a minha existência e passar a viver segundo conceitos de quem anda por aqui com o objectivo de não existir, mas tão só aparecer. Esta palavra "aparecer" que me surgiu agora sem sequer pensar muito nela, trouxe-me outra realidade; que sou eu, és tu, somos nós em sonhos vários que nos faz ser sem aparecer.

Mas tu és mais que uma voz solta que se impõe sobre vozes que o não são. Deixaste de acreditar que a tua voz se poderá misturar com outras vozes, e existes sim, só tu com as tuas ideias e os teus ideais, que são um mundo onde eu entrei e não dizes que não. Fazer parte do teu mundo é para mim uma honra, porque tu és o meu próprio mundo, aquele que idealizei e com o que sempre sonhei.
Mas o teu mundo só se abre para mim em dias que o sol resolve aparecer, e assim sendo, eu não passo duma existência sonhada dentro de uma realidade esperada e vivo assim sem saber se estou num sonho, ou se eu sou o próprio sonho, onde resolves aparecer sem saberes se eu existo ou não.

Dolores Marques

Submited by

quinta-feira, julho 10, 2008 - 13:48

Prosas :

No votes yet

ÔNIX

imagem de ÔNIX
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 12 anos 13 semanas
Membro desde: 03/26/2008
Conteúdos:
Pontos: 3989

Comentários

imagem de Henrique

Re: Vozes

Esta palavra "aparecer" que me surgiu agora sem sequer pensar muito nela, trouxe-me outra realidade; que sou eu, és tu, somos nós em sonhos vários que nos faz ser sem aparecer.

Como tão bem parecida a tua prosa.

Um mundo que só o amor cria e ensina a crescer!

:-)

imagem de Anonymous

Re: Vozes

Sabes, as longas conversas que temos mantido ao telefone?
Penso que sei do que falas, penso que atingi o teu pensamento, mas nunca ficarei com a certeza porque as certezas são rasgos de coisa nenhuma...!
Não dês demasiado importância ao que não tiver... e quanto muito dá o salto para além de ti mesma, e supera esses dissabores que te deixam assim... triste e ausente!
Este texto mostra a fase que atravessas, em que tens (como dizes) uma necessidade absoluta de isolamento, para introspecção! Mas não permitas que o teu coração se feche, nunca... principalmente para todos aqueles que te rodeiam e que já provaram que gostam de ti.
Falta-me dizer-te, apenas, que gostei do que li. Não fora a amargura... o cinzentismo que te domina!
Habituei-me ao teu sorriso "estridente", sabes?
Mas temos fases em que andamos assim... mais fechados em nós mesmos! Há que o respeitar!
Beijo.
Vóny Ferreira

imagem de ÔNIX

Re: Vozes

Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo tempo que dispensaram a este texto...um texto como tantos outros, que só quem escreve sabe como sai em determinados momentos,quer seja um relato de uma veracidade dos factos ou não, um texto apenas.

A Vony, uma pessoa que sempre dedicou uma atenção especial ao que escrevo agradeço mais uma vez..
Este texto não é recente, e enquadra-se nm conjuto de outros que me fizeram "ser", "sentir", "ver"... em diferentes periodos da minha vida. Quanto a querermos entender o que está por detrás de um simples texto, é mais fácil se não conhecemos a pessoa e não sabemos dos dias cinzentos que a cobrem em dias que o sol resolve não aparecer.

Mas o Universo é perfeito assim como é...com luz e sombra e tal como diz um amigo meu "não queiras ver o mundo sempre com as cores do dia, porque a noite tb faz parte e tu és como um grão de areia no universo e estás cá para seres onde já foste tudo o que escolheste."

Um beijo meu
Dolores

imagem de AnaMaria

Re: Vozes

Adorei o texto!
Uma introspecção e reflexão digna de um verdadeiro ser humano com as suas dúvidas, fragilidades mas também muita força para seguir em frente!

Os problemas pragmáticos da vida limitam-nos! Também nem sempre gosto do que ouço e do que vejo. Principalmente se as pessoas ainda estão num patamar de se apegarem a ciumes e raiva obsessivas. Permanecem prisioneiras desses enredos sem se aperceberem do mundo primário que habitam.

Dolores, o texto é realmente digno de um romance. Parabéns pelo livro de poemas.
Haveremos de ir contactado pois se a espiritualidade é o caminho...

Abraço

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of ÔNIX

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Meditação Acordar da Manhã 2 2.583 03/22/2018 - 22:16 Português
Poesia/Amor Céu 2 2.466 03/14/2018 - 22:25 Português
Poesia/Meditação Vida lá fora 5 2.118 03/14/2018 - 22:24 Português
Poesia/Dedicado Saudações 2 3.008 03/01/2018 - 11:13 Português
Fotos/Corpos Rendas 1 4.921 03/27/2016 - 03:20 Português
Poesia/Meditação Selváticas Emoções 0 2.125 01/17/2012 - 23:36 Português
Poesia/Meditação Talvez 2 2.467 01/17/2012 - 21:35 Português
Poesia/Meditação Jardins Aquáticos 1 2.312 01/04/2012 - 23:07 Português
Poesia/Meditação Eram rosas os meus olhos 1 3.073 12/27/2011 - 23:48 Português
Poesia/Meditação Verdes lembranças 0 2.733 12/15/2011 - 15:50 Português
Poesia/Meditação Se eu fosse só eu 0 2.617 12/09/2011 - 11:19 Português
Poesia/Meditação Bruma Intemporal 1 2.952 12/07/2011 - 02:03 Português
Poesia/Meditação Eras 1 2.685 12/06/2011 - 21:49 Português
Poesia/Meditação Vão-se os Modos, Esvai-se o Tempo 0 2.149 12/01/2011 - 21:29 Português
Poesia/Meditação Pensamento invulgar 1 2.820 11/30/2011 - 00:21 Português
Poesia/Meditação Dor 0 4.983 11/24/2011 - 13:45 Português
Poesia/Meditação Extraviados 6 3.711 11/23/2011 - 12:12 Português
Poesia/Meditação Bom Dia 1 3.351 09/29/2011 - 22:16 Português
Poesia/Tristeza Um nada somente 1 2.490 09/14/2011 - 12:23 Português
Prosas/Outros Sol da Manhã 0 2.452 09/12/2011 - 10:24 Português
Poesia/Amor Nu 0 2.868 09/07/2011 - 11:07 Português
Poesia/Amor Tu 2 2.288 08/30/2011 - 01:57 Português
Poesia/Meditação Só Alma 1 2.297 08/26/2011 - 10:23 Português
Poesia/Meditação O Avesso de Mim 2 2.454 08/23/2011 - 22:26 Português
Poesia/Meditação Grãos D'Ouro 3 3.128 08/23/2011 - 22:22 Português