CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

De Comte a garota dentuça.

Ando lendo Comte e a sua lei dos três estados na evolução humana (teleológico, metafísico e positivo). Algo que mais achei interessante, e parei bastante para pensar sobre, foi a dificuldade encontrada por ele ao explicar o que ocorria em sua época (estado metafísico). A maior barreira não era toda aquela problemática em que a humanidade estava vivendo, e aquele contexto borbulhante de Revolução Francesa, mas sim tentar entender tudo e, ao mesmo tempo também, ser personagem. Era difícil analisar o contemporâneo, pois ele acabava perdendo um pouco da objetividade e cientificidade - era como tentar ler um texto estando com os olhos muito perto. Se bem que para Comte (pecando agora ao resumir sua teoria) estudar o passado também é complicado porque não se está mais nele. E o futuro? O futuro só trabalha com suposições!

Desculpem-me pela minha singela e petulante opinião (quem sou eu para desmerecer o genial trabalho do fundador da sociologia?), mas achei tudo isso desesperadamente cômico!


...

Então, ainda falando nessa coisa do presente (e trazendo para o nosso contexto); é realmente engraçada a distorção (e supervalorização) que criamos para as coisas quando elas estão no momento right now, não é? Por isso digo: agir por impulsividade é bem tentador, mas o ideal é aguardar algumas horas para observar o caos um pouco de longe.

A verdade é que temos de entender, alguns fatos do presente serão como aquela garota dentuça da sexta série - na época, você, perdidamente apaixonado, morreria e mataria por ela, mas hoje mal lembra seu nome.

Submited by

sexta-feira, março 4, 2011 - 16:48

Prosas :

No votes yet

brunoguilherme

imagem de brunoguilherme
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 13 anos 15 semanas
Membro desde: 07/16/2010
Conteúdos:
Pontos: 29

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of brunoguilherme

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Desilusão Aos 20 1 477 03/04/2011 - 23:09 Português
Poesia/Pensamentos Louca razão 0 400 03/04/2011 - 16:51 Português
Prosas/Pensamentos Sobre falar, crescer e escrever. 0 489 03/04/2011 - 16:49 Português
Prosas/Pensamentos De Comte a garota dentuça. 0 630 03/04/2011 - 16:48 Português
Prosas/Saudade Cheers, Minas Gerais. 0 536 03/04/2011 - 16:46 Português
Poesia/Desilusão The fake place 0 808 03/04/2011 - 16:41 inglês
Poesia/Comédia The Libertine 0 508 11/18/2010 - 16:22 Português