CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Ilustres Herdeiros

Ilustres Herdeiros
Autor: Larry Redon

( Casa de dona Mirtes. Silêncio absoluto. Na sala encontra-se a tia e as duas sobrinhas, olhando uma para a outra, desviando o olhar, sem coragem para tocar no assunto: a gravidez.)

Tia Lica: Ela vai chegar! Não dá mais para esconder! Meu Deus, a Mirtes vai ter um troço!
Mirian: Eu não queria, juro que não queria, tia!
Tia Lica: Que não queria, o quê! Quem não quer não fica grávida! E como se não bastasse uma, agora são as duas!
Mônica: A mamãe há de entender! Eu estou grávida, a filha do vizinho está grávida, a humanidade está grávida, inclusive a mamãe também foi mãe solteira!
Tia Lica: É, foi! Ela foi mãe solteira, mas nunca roubou o namorado da irmã, como você! Onde já se viu, as duas grávidas e do mesmo homem! Aliás, homem não, moleque!
Mirian: Ele me prometeu tantas coisas...disse que eu era a mulher que ele amava...que ia casar comigo...
Tia Lica: E você acreditou, sua tonta? Todos são assim...primeiro o doce, depois o ferrão e depois já se vê o resultado!
Mônica: A senhora adora um drama, né, tia Lica? Isso também não é o fim do mundo! A idiota da minha irmã já está com a gravidez adiantada, mas eu estou apenas com uns dias, no máximo um mês...bebo um remedinho e blablau: aborto!
Tia Lica (irônica): Aborta! Ah, você aborta, é? E você já pensou nas conseqüências do aborto? Você já pensou que você pode morrer ou esta criança nascer deformada?
Mirian: Não, pelo amor de Deus! Não faça isso! É melhor você casar com ele, minha irmã! Eu abro mão, eu deixo você casar com o Leopardo.
Tia Lica: Leopardo! Isso é nome de gente? Quando a professora perguntar na escola, como é o nome do pai dos seus filhos, eles vão dizer: Leopardo! Não sei o que é pior!
Mônica: Deixa de ser idiota, Mirian! E você acha que eu quero casar com o Leopardo? Ele é todo seu! Faça bom proveito! Eu me viro sozinha!
Tia Lica: Ah, se vira? Então, dona Mônica, eu tenho certeza que a senhora vai fazer faxina para cuidar do seu filho, assim com fez a sua mãe a vida inteira, para depois ter este desgosto!
Mônica: Claro que não! A senhora acha que eu vou ser tola como minha mãe que não colocou o meu pai na justiça? Comigo não, minha nega! O Leopardo tem que dá pensão!
Tia Lica: É para eu rir? Se é me avisa porque eu estou louca para rir de uma desgraça desta! Então você acha que um moleque que tem por nome Leopardo, trabalha? E se trabalha deve ganhar menos de um salário mínimo! Você sabe quanto que é 30% de um salário mínimo, Mônica? É claro que não sabe, não é? Deixou de ir para a escola para engravidar!
Mirian: Tia, e se eu usar roupas mais largas...será que a mamãe vai perceber?
Tia Lica: Não, não vai perceber, minha filha! Ela só vai achar que você está treinando para participar da ala das baianas da Leandro de Itaquera! Ora, bolas! Além de fazer coisa errada, ainda quer esconder?

(Alguém bate palmas e elas se assustam)

Mirian: Ai, tia! É ela! A mamãe chegou!

(Silêncio absoluto. Uma olha para a outra)

Tia Lica: É claro que não é sua mãe, tonta! Você acha que sua mãe ia bater palmas para entrar em casa? Pode entrar!

(Leopardo entra)

As duas Irmãs: Leopardo? O que você veio fazer aqui?

Leopardo: Vim chegar junto, minas! Num sou homem de fugir da responsabilidade, não!
Tia Lica: Então é você que é o Leopardo? E você ainda acha que é homem?
Leopardo: Oh, tia, manera aí, né! O público tá ouvindo...o que vão pensar de mim...
Tia Lica: Tia, não! Mais respeito que eu não sou sua tia! Já me basta ser tia destas duas cabeças de vento! Vamos logo rapazinho me responda: quanto você ganha de salário?
Leopardo: (Com vergonha responde entre os dentes) R$ 250.
Tia Lica: Quanto? Eu não ouvir! Fale mais alto!
Leopardo: R$ 250.
Tia Lica: (grita), R$ 250? Nem um salário mínimo? Meu filho você trabalha de quê? De engraxar sapatos?
Leopardo: Não, de entregar panfletos!
Tia Lica: Você sabia que você vai ter que dá 30% do seu salário, que não é salário, para as minhas sobrinhas? E você sabe quanto é 30% de 250?
Leopardo: Pô, tia, eu nunca fui bom de matemática...
Tia Lica: Nunca foi porque cabulava aula para fazer mal as filhas alheias!
Leopardo: Pô, tia, eu juro eu só queria fazer o bem para elas!
Tia Lica: (pega a vassoura), Descarado, sem-vergonha...saia já da nossa casa...( Leopardo sai assustado)
Mirian: Tá vendo, tia...no fundo no fundo ele é uma boa pessoa!
Tia Lica: Cala esta boca descarada! No fundo, no fundo você é quem deveria ter preservado o seu fundo!
Mônica: Olha! Estão ouvindo os passos? Os passos de mamãe são inconfundíveis! É ela chegando! Vai ser agora! Temos que contar a verdade!

( Momento pós-dramático. As artistas mudam de fisionomia e fala com o público)

Tia Lica: Bom, adoráveis amigos, eu devo confessar que minha irmã nunca foi santa, mas sabe como é mãe: não é porque ela não cuidou dos seus fundos, que vai querer que as filhas liberem os fundos!

Mirian: E eu sou a mocinha da história, eu tinha que preservar os meus fundos, mas vocês sabem como são os fundos, não é?

Mônica: Eu sou a vilão! Na verdade eu nunca entendi porque que temos que preservar os fundos! Afinal, cada um que cuide dos seus fundos...

Leopardo: Eu voltei porque eu sou aquele que entrou nos fundos... então estou aqui para receber a sentença!
Mirtes: (cantando), A cigana leu o meu destino...como será...o amanhã...como vai ser o meu destino? (agora olhando para o público), coração de mãe não se engana...eu sei que há muito tempo minhas filhas perderam os fundos! Sei também que elas estão tentando me contar, por isso eu procurei uma cigana, pois as cartas não mentem jamais! E para minha surpresa, a cigana me revelou com a sua bola de cristal, que é chegada a hora de minha família recuperar os fundos! É...mas os fundos da poupança! Os meus netos serão ilustres herdeiros! Veio para mudar a história da nossa família, afinal nada acontece por acaso! Mas para que isso possa acontecer, a cigana disse que eu devo sacrificar alguém, explicando melhor, eu devo cortar o bilau do pai da criança!

Leopardo: Que papo é esse, sogra?

Mirtes: Então, amigos? Corto, ou não corto?

Leopardo (sai correndo, depois de ouvir a opinião do público), Socorro! Eu nunca mais entro nos fundos de ninguém!

FIM

Submited by

segunda-feira, janeiro 25, 2010 - 20:01

Prosas :

No votes yet

Larry

imagem de Larry
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 9 anos 44 semanas
Membro desde: 01/08/2010
Conteúdos:
Pontos: 688

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Larry

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Videos/Poesia Decadência da Cadência 0 3.222 07/11/2011 - 16:35 inglês
Videos/Poesia A Gaiola 0 3.400 07/11/2011 - 16:32 Português
Videos/Poesia A Gaiola 0 3.244 07/11/2011 - 16:32 Português
Videos/Perfil 1100 0 2.813 11/24/2010 - 23:10 Português
Videos/Perfil 958 0 2.179 11/24/2010 - 23:06 Português
Videos/Perfil 949 0 2.734 11/24/2010 - 23:06 Português
Videos/Perfil 948 0 2.506 11/24/2010 - 23:06 Português
Videos/Perfil 928 0 2.456 11/24/2010 - 23:06 Português
Ministério da Poesia/Meditação Há um poeta em mim! 0 3.449 11/19/2010 - 19:19 Português
Culinária/Bolos Bolinho de Cebolinha Verde 0 3.494 11/19/2010 - 12:57 Português
Culinária/Gelados Suco de Abacaxi e Hortelã 0 2.556 11/19/2010 - 12:57 Português
Culinária/Entradas Bife de Casca de Banana 0 2.488 11/19/2010 - 12:57 Português
Culinária/Bolos Bolo Nega Maluca 0 1.734 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Sobremesas Bala de Pinga 0 1.749 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Outros Bolo Toalha Felpuda 0 2.092 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Outros Biscoito Aviador 0 2.547 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Bolos Glacê Real 0 1.665 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Outros Geleia de Casca de Frutas 0 1.714 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Bebidas Vinho de Gengibre 0 1.759 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Sopas Vaca Atolada 0 1.777 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Bebidas Aluá de Caldo de Cana 0 2.268 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Bolos Bolo Molhado de Milho Verde 0 2.463 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Bolos Pudim de Leite 0 1.678 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Dicas Diversas Pão de Liquidificador 0 1.371 11/19/2010 - 12:56 Português
Culinária/Dicas Diversas Bolinhos de Arroz 0 1.760 11/19/2010 - 12:56 Português