CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

Cartas Soltas - Segredos da Alma Autor: Isabel Moreira Rego,

SEGREDOS DA ALMA

Só quem passa por experiências mal resolvidas poderá avaliar o que sentiu Elisabete quando, sem prévia intenção, olhou para a janela dum prédio e com alma fitou o olhar na simples acção de estender roupa para secar.
A mulher que estendia a roupa, debruçada na janela de sua casa, teria mais ou menos a sua idade. Elisabete sentiu um vazio, uma saudade da lida caseira, dum tecto para abrigar as filhas, dum lugar seguro para pousar um travesseiro para descansar a cabeça depois de um dia de trabalho, das filhas à volta da mesa e até do homem com quem tinha casado, na religião católica, em regime de comunhão geral, ainda menina, trinta anos antes.
Depois de sofrer tanta dor no corpo e na alma, ela podia apenas sentir saudades de toda uma vida de maus tratos domésticos. Maltratada, espancada, desrespeitada, humilhada ela e as suas duas filhas, depois de um dia árduo de trabalho, não regressaram à casa de família.
O marido depois de levantar pouco, mas todo o dinheiro que estava no banco, em nome de ambos, seguiu para o emprego da filha mais velha e para além de lhe chamar todos os nomes que lhe vieram à boca, ameaçou-a de morte se (mãe e filhas) voltassem a casa...
Elisabete não querendo expor as suas filhas a tal humilhação e insegurança passaram a viver na rua: as três dormiram durante longas cinco noites, dentro de um mini automóvel velho.
Passados os cinco dias foram ajudadas, por colegas de escola das filhas, a ultrapassar as dificuldades mais elementares do ser humano: a sobrevivência.
Albertino era muito influenciável e regia-se pela má formação de carácter, ignorância e estupidez o que não lhe dava o direito de maltratar a esposa e as suas duas filhas.
Ele tinha através da mãe conhecido uma outra mulher a cobardia não o deixou mudar de vida honestamente. A casa de família que não era importante para ele, passou a ser depois que a esposa a comprou ao senhorio com dinheiro emprestado.
Pôr na rua a esposa e as filhas, dum longo casamento, era a solução para viver feliz com a outra.
Essa outra mulher tinha cinco filhos a seu cargo e todos eles passaram a habitar a casa de Elisabete e a usar todas as suas mobílias, roupas e utensílios domésticos.
Albertino, embarcado na marinha mercante, nunca resolveu nada do que respeitava a habitação em termo de condomínios, contribuições e outras obrigações. Era Elisabete que tudo tinha a seu cargo, antes de ser posta na rua com ameaças de morte…
A outra mulher não habituada, e ainda menos disposta a resolver questões domésticas, não pagava as contas inerentes.
Elisabete, com tudo em seu nome, foi obrigada a pagar as contas em atraso para evitar juros de mora e males maiores.
Depois que descobriram que as contas estavam todas pagas, ambos imensamente confortáveis, sobrava-lhes dinheiro, e, daí terem feito um casamento de pompa à filha da mulher… com registo civil em  casa e boda afrodisíaca.
Um ano depois Albertino descontente com a sua aquisição, pôs a dita mulher na rua mais os filhos de raça negra. A história acabou aqui? Não. Albertino arranjou outra mulher e depois do divórcio litigioso casou-se com ela, mas como sempre sem escrúpulos, ao descobrir que a ex-mulher trabalhava 17 horas diárias dispôs-se a explorá-la.
Foram cerca de vinte anos que ele perdeu de ser feliz no segundo casamento e, ainda, fez Elisabete perder tempo em tribunais e noites de sono, com angústias sobre angústias, para resolver divisão de cacos que ele mesmo ficou com eles desde o início. Isto dado a um inventário facultativo, onde constava bens imaginários de pertença. E fez mais:  Nesse mesmo inventário omitiu ao tribunal o óbito da mãe, falecida durante o casamento com Elisabete. Este dado pesou na decisão do tribunal em julgado: o divórcio litigioso não retroagiu há data da coabitação! 

Cartas Soltas

1987

Submited by

segunda-feira, janeiro 9, 2012 - 21:29

Prosas :

No votes yet

Docarmo

imagem de Docarmo
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 9 anos 2 semanas
Membro desde: 04/10/2011
Conteúdos:
Pontos: 520

Comentários

imagem de Docarmo

Cartas Soltas, Segredos da Alma Autor Isabel Moreira Rego

Helder Gonçalves Cartas Soltas: Elisabete, como tantas outras mulheres, foi uma mulher bastante sofrida. Teve a pouca sorte de se ter cruzado na vida, com um parceiro errado! - quantas e quantas Elisabetes existem, neste momento, sofrendo tratos de polé? Tudo, no final de contas, assenta em desilusões que se vão acumulando através do tempo - dos pequenos (grandes ?) incidentes do dia a dia que não se vão resolvendo totalmente na hora. Pior que tudo, é continuar uma vida a dois, já sem sentido, descolorida, a caminho da exaustão e dos sentimentos baixos. Tudo se amplia quando os intervenientes não estão preparados por falta de princípios, de valores e sobretudo de carácter. Neste episódio, Albertino, é julgado por uma total ausência desses valores. A sua postura, desclassifica-o logo à partida, por uma inqualificável atitude face não só à sua companheira de anos vividos em conjunto mas, ainda, inexoravelmente imperdoável perante o comportamento distante e inqualificável em relação às filhas. A autora deixa,neste apontamento, a sordidez de uma tragédia sempre actual. Para se viver a dois e caminhar em parceria na estrada da vida, é necessário, sobretudo, uma atitude alicerçada num verdadeiro sentimento de amor, para se conseguir ultrapassar os escolhos e os momentos menos felizes da nossa existência - que, infelizmente, são os que mais povoam o nosso caminho a dois! 
 

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of Docarmo

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Prosas/Contos O ILUSIONISTA 1 2.270 03/31/2014 - 01:29 Português
Poesia/Meditação PERDOAR 2 1.899 12/03/2013 - 23:39 Português
Poesia/Meditação ESTRANHA FORMA DE AMAR 0 2.070 06/29/2013 - 23:50 Português
Poesia/Desilusão Se eu pudesse 0 2.230 06/22/2013 - 15:49 Português
Poesia/Dedicado POEMA A MEU FILHO 0 1.629 06/21/2013 - 23:10 Português
Videos/Poesia Sessão de autógrafos do Livro de Poesias "DICOTOMIAS" - Autor Hélder Gonçalves 0 2.944 03/16/2013 - 22:01 Português
Poesia/Amor MEU AMOR VEM DE LONGE (Declamado) 0 1.777 12/15/2012 - 17:19 Português
Poesia/Tristeza OUTONO 0 1.770 11/30/2012 - 15:47 Português
Poesia/Tristeza NESTE DIA DE INVERNO 0 1.890 11/26/2012 - 12:35 Português
Poesia/Meditação Intimidades 2 1.934 11/21/2012 - 12:53 Português
Poesia/Dedicado HÁ POESIA 0 1.712 11/18/2012 - 13:51 Português
Poesia/Desilusão O DIA DA LUCIDEZ 1 1.927 11/16/2012 - 17:51 Português
Poesia/Intervenção VELHOS DE TODO O MUNDO III 4 1.711 11/11/2012 - 01:40 Português
Poesia/Dedicado DENTRO DE TI, QUANDO CORRESTE PARA MIM! 3 2.499 10/22/2012 - 21:24 Português
Poesia/Intervenção VELHOS DE TODO O MUNDO - II 5 2.244 10/16/2012 - 20:01 Português
Prosas/Pensamentos DEMOCRACIA,LIBERDADE E SEUS ALGOZES 1 2.097 07/14/2012 - 18:03 Português
Poesia/Dedicado MEU AMOR VEM DE LONGE 0 2.199 06/28/2012 - 15:44 Português
Poesia/Dedicado BOM TEMPO 1 2.165 06/21/2012 - 23:37 Português
Poesia/Dedicado O TAL POEMA A SOFIA 2 2.023 06/13/2012 - 11:28 Português
Poesia/Meditação TRISTEZA 2 1.698 06/08/2012 - 00:15 Português
Poesia/Meditação OS MEUS LIMBOS 1 2.051 06/07/2012 - 20:34 Português
Prosas/Lembranças Susete 2 2.530 06/01/2012 - 19:27 Português
Poesia/Amor NO TEU COLO 2 1.995 05/30/2012 - 23:36 Português
Poesia/Amor SÓ TU - MEU AMOR DE ALGUM DIA 5 1.563 05/24/2012 - 10:53 Português
Prosas/Romance ORIGENS - Sinopse, Romance (próximo trabalho em execução) 2 2.034 05/17/2012 - 20:07 Português