CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

A visita

Abriu os olhos na primeira hora do dia. Espreitou o céu através da janela do quarto. Nem uma estrela. Estava frio. Acendeu um cigarro no minuto seguinte a ligar o aquecedor. Não tinha lareira. E ele gostava tanto do calor dela e do crepitar da madeira entre chamas. Não havia nada daquilo que gostava. O que tinha era o necessário para manter vivo o corpo. Respirar. É tão fácil inspirar e expirar pode tornar-se tão doloroso. É injusto para um ser humano ter de limitar-se apenas a isto, como um cão. Parar de o fazer torna-se uma solução sedutora. A ideia do alívio que proporciona apresenta-se à porta do desalento, irresistível. Ele fita-a fixamente, sem sinal de surpresa. Não sabe ao certo se está acordado ou em algum tipo de delírio. Ela sorri-lhe da porta. Estende-lhe os braços. Embriaga-o com promessas de cura e garantia de liberdade. De perda de consciência. Promete-lhe que ao cessar as funções do seu corpo toda a tortura vai terminar. Ele avança dois passos na sua direcção. Detém-se a meio do quarto. Pergunta-lhe como fazer. Ela diz-lhe que se sente e pegue no caderno vazio que está pousado na pequena mesa junto da cama. Dita-lhe o início de uma carta que visa explicar a sua partida na companhia daquela mulher sem nome, mas que ele sabe muito bem quem é.  Não entende como tantos a podiam temer. Apresenta-se tão bonita e compreensiva! Está ali na porta, de olhar terno, a oferecer-lhe a esperança. A cura! Prossegue escrevendo, deixando claro que tudo está bem. Escreve aos amigos, um por um. Deixa-lhes um abraço forte e salienta que foi melhor assim. Aos irmãos mais novos diz que os ama além da compreensão e que embora os esteja a deixa sempre sentirá orgulho neles. Pede ainda que os seus livros sejam cremados junto com o seu corpo, para que se misturem as cinzas e feche o ciclo. Que façam com elas o que quiserem depois. Lamenta não merecer o suficiente algum dia ser amado por alguém, incondicionalmente. Lamenta não ter sido Pai.

A mulher continua na porta olhando-o pacientemente. Diz-lhe que escreva tudo sem pressas. Que está ali para o levar. Ele agradece e pede desculpa. Ele pede desculpa muitas vezes. Responde-lhe que fique tranquilo. Reafirma que não há problema. Diz-lhe convictamente que não vai desistir dele. Ao ouvir tanta certeza na afirmação, as lágrimas escapam-lhe e percorrem a face. Foi bom ouvi-lo e prossegue a carta com maior determinação. Deseja o melhor aos parentes e aos responsáveis pela sua existência. Só não lhes agradece. Ainda assim, demonstra consideração por todos quando, escrita a carta, optar por comprimidos no lugar de facas. Por respeito a eles, que ficarão responsáveis pela cerimónia de despedida, quer estar apresentável. Ela concorda, diz-lhe ser a melhor maneira e promete segurar-lhe na mão enquanto sentir a vida findar-lhe e adormecer. A gratidão perante tanta bondade é notória na sua expressão quando assina e lhe diz que está pronto. É-lhe então solicitado tranquilamente que se levante e prossiga na direcção da porta, na direcção dos seus braços, para que num abraço a faça entrar. Avança convicto. A sua vontade foi reforçada. Diz adeus em silêncio a tudo aquilo a que não teve coragem de se referir na carta. A dor persiste mas não faz mal aguentá-la apenas mais uns segundos. Vai terminar.

É interrompido pelo telefone. Porcaria de aparelho! Esqueceu-se de o desligar. Ela, pacientemente diz-lhe que atenda. Obedece. Quanto desliga olha novamente para a porta. Está outra vez sozinho. A dor permanece. O desespero assola-o e é uma vez mais vitorioso. Porém, quase por instinto, olha para a carta e repara que junto da mesma está um bilhete:

- Desculpa. Precisei sair por uns momentos. Não te preocupes. Amanhã volto para te levar. Prometo! 

Submited by

sexta-feira, novembro 18, 2011 - 01:00

Prosas :

No votes yet

OJorge

imagem de OJorge
Offline
Título: Moderador Eventos
Última vez online: há 35 semanas 20 horas
Membro desde: 04/18/2008
Conteúdos:
Pontos: 51

Comentários

imagem de Joel

obrigado pela visita

obrigado pela visita

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of OJorge

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Prosas/Outros Nunca mais! 7 1.494 09/22/2021 - 17:33 Português
Prosas/Outros A visita 1 979 06/11/2019 - 21:06 Português
Prosas/Outros Olhos no tecto. 0 846 08/10/2012 - 19:52 Português
Prosas/Outros Geração 0 703 08/10/2012 - 19:51 Português
Prosas/Outros Primeiro de Novembro 0 919 08/10/2012 - 19:49 Português
Prosas/Outros Deformado 0 913 08/10/2012 - 19:46 Português
Prosas/Outros Lobos 0 925 08/10/2012 - 19:45 Português
Prosas/Outros Estranhos 0 849 08/10/2012 - 19:42 Português
Prosas/Outros A Estação 0 727 08/10/2012 - 19:34 Português
Prosas/Outros Despertar 2 1.201 11/24/2011 - 21:19 Português
Prosas/Outros A Besta Tem Sede 2 1.104 04/21/2011 - 19:29 Português
Fotos/Pessoais ... 0 1.459 04/19/2011 - 17:26 Português
Videos/Música El Anarquista 0 1.868 04/18/2011 - 18:56 Português
Videos/Perfil 85 0 1.732 11/24/2010 - 22:48 Português
Fotos/ - 244 0 2.006 11/24/2010 - 00:33 Português