CONCURSOS:

Edite o seu Livro! A corpos editora edita todos os géneros literários. Clique aqui.
Quer editar o seu livro de Poesia?  Clique aqui.
Procuram-se modelos para as nossas capas! Clique aqui.
Procuram-se atores e atrizes! Clique aqui.

 

CRESÇA E APAREÇA

Eu me lembro de quando era criança ter ouvido muitas vezes esta frase: Cresça e apareça. Eu era bem baixinho e por vezes queria mostrar aos mais velhos alguma habilidade ou idéia que eu achava interessante. A resposta deles era sempre: Cresça e apareça. Eu pensava que na adolescência iria crescer e aí iria mostrar a tais idiotas o meu valor.
A adolescência é o período da vida humana que sucede á infância, começa com a puberdade e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas. No meu caso passei por certas mudanças corporais, mas não tive mudanças na estatura. Continuei sendo baixinho. Aos dezenove anos fui recusado na inspeção militar por medir apenas um metro e cinqüenta. Mais ou menos nessa época me apaixonei por uma linda garota de nome Elisabete. Ela era morena, seu cabelo negro lhe dava pelos ombros. A moça tinha dezessete anos e media pelo menos um metro e setenta. Quando me declarei a ela a resposta foi inevitável: Cresça e apareça!
Estes episódios da minha vida me fazem lembrar que o importante não é a estatura ou a beleza da pessoa, mas o que ela é como pessoa. Vou falar aqui de uma passagem bíblica que está mostrando isso.
Passa-se no tempo do profeta Samuel quando os filisteus oprimiam o povo de Israel. Deus mandou o profeta ir a Belém á casa de Jessé que era pai de oito filhos e ali tinha de ungir a um deles como o futuro rei de Israel.
Vejam então o que sucedeu como se relata em 1 Samuel 16:5 – 12:
Então ele santificou a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, ao entrarem e ele avistar a Eliabe, disse: Certamente está perante Jehovah seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém Jehovah olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este Deus tem escolhido. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.  Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: Jehovah não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos para a refeição até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse Jehovah: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre de óleo, e ungiu-o no meio de seus irmãos. E o espírito de Jehovah começou a tornar-se ativo em Davi daquele dia em diante.

Como se vê aqui, Deus escolheu aquele filho que o próprio pai não achava que seria o escolhido. Ao contrário de seus irmãos que eram já homens feitos, Davi era apenas um insignificante rapaz. No entanto Deus escolheu Davi porque conhecia bem o seu intimo. E sabemos bem o que ele foi como homem e como rei.
Estou querendo mostrar ao adolescente que nunca se deve importar com o preconceito da parte de quem o rejeite devido á sua aparência. Não importa se nós somos negros, pobres, ricos, altos, baixos, gordos, magros, feios ou bonitos. O importante será sempre o que somos no intimo.
Para no futuro ser um homem ou mulher de verdade deve aproveitar bem este período da sua vida para aprender a ser alguém de bem.
Devido á minha experiência na vida eu vou mostrar agora ao adolescente alguns passos a seguir.

Primeiro:
- Ao invés de considerar os seus pais como repressivos demais, aceite a sua disciplina. Eles te amam e só querem o melhor para você. Se seus pais se preocupam com o tipo de companhias que freqüenta, escute-os, porque até a Bíblia diz em 1 Cor. 15:33: Não vos enganeis. Más companhias estragam hábitos úteis. Esta é uma verdade fundamental, pois as prisões estão cheias de jovens que se deixaram arrastar pelas más companhias.
Seja prestimoso e esteja sempre á disposição para ajudar na família.
Quando o seu pai (ou sua mãe) está fazendo algum trabalho ofereça-se para ajudar. Decerto o que vai aprender será muito útil para você.
Segundo:
– Mostre respeito á sua mãe e ás suas irmãs. Isto servirá para mais tarde você saber respeitar sua esposa e filhas. A sua prospectiva noiva verá no jeito de você lidar com a sua mãe e irmãs, a maneira como ela mesma vai ser tratada.
Terceiro:
– Quando tiver um problema nunca se confie aos seus companheiros da mesma idade ou a estranhos á família. Apresente sempre os seus problemas aos seus pais, eles são sempre os seus melhores conselheiros. Nunca esqueça, eles te amam muito e só querem o seu bem!
Quarto:
– Quando seus amigos lhe oferecerem algum tipo de artifício para solucionar seus problemas, não aceite. O uso de tabaco, álcool ou drogas, mesmo as mais inofensivas, podem deixar traços indeléveis na sua vida. O excesso de drogas mais duras pode matar.
Quinto e último passo:
– Seus amigos poderão chamar você de fraco se não seguir o exemplo deles. Por isso poderá se sentir rejeitado pala turma. No entanto se você rejeitar o que é mau, aí sim, você mostra que é forte. Lembre-se também que você é você e não eles. Cultive uma personalidade impar: A SUA!
Sobre isso eu tenho um poema escrito que gostaria de te oferecer:

SEJA VOCÊ
Hoje tudo se imita
Jóias, roupas, artistas.
Em especial a juventude
Adota logo a nova moda
Até que ela não mude.
Maneiras à nossa roda
São fáceis p'ra imitar
Se nos deixamos levar
Deixamos de ser nós.
Eu digo a todos vós:
Não se deixem controlar
Pela onda passageira
Do que outros pensam,
Procedem, agem e falam.
Viva à sua maneira!
Para viver à sua maneira.
Não siga tudo o que vê
Não queira ser outra pessoa.
Seja ela má, seja ela boa.
Seja sempre único, você!

Verdade que alguns tentam
Controlar a sua vida
Deste ou daquele modo.
Para isso tudo inventam.
Seja bem firme e viva
Segundo o seu modo
Naquilo que você é,
E outro nunca seja.
Seja o que deseja,
Seja sempre você!

Victor Alexandre

Cultivar uma personalidade impar implica aprender a conhecer a si próprio, os seus defeitos e suas qualidades. Todos nós somos imperfeitos e como tal desde jovens temos tendência a desenvolver certos defeitos.
Um deles é o orgulho.  Se você se achar mais importante que o seu semelhante. Se quiser que as coisas saiam sempre do seu jeito. Se achar que não precisa de ninguém. Isto é orgulho.
Outro defeito é a inveja e o ciúme.
Se estiver achando que seus pais amam mais o seu irmão caçula que você, isso é ciúme.
Se no colégio um dos seus colegas tem sempre dinheiro com ele e você não, ficando com raiva dele por isso, aí está com inveja.
Estes são apenas uns exemplos dentre muitos para ajudá-lo a evitar essas más qualidades.
Por outro lado cultive a humildade a honestidade e o amor ao próximo.
Ser humilde é considerar os outros superiores a você e sempre pedir desculpas se por ventura os ofendeu em algo. Ser honesto é evitar a mentira e saber admitir seus erros e tentar corrigi-los.
Amar o próximo é ter respeito pelos outros, ajudá-los quando tem necessidade e nunca os rebaixar.
Outro ponto importante para o seu desenvolvimento intelectual é cultivar bons hábitos de leitura. O vídeo game bem como os programas de televisão não substituem a leitura de um bom livro, como afirmou certo escritor:
A BOA LEITURA ENRIQUECE A ALMA E O ESPÍRITO!
Sobretudo a leitura da Bíblia enriquece o espírito. A Bíblia não deve ser lida como um romance, mas por temas. Por exemplo, você escolhe os temas orgulho e humildade e aí vai ler os textos que falam sobre esses assuntos. O mesmo vale para história bíblica, doutrina bíblica e tudo o mais. Uma tradução recente da Bíblia com referências é muito útil neste respeito. Eu recomendo a Bíblia Sagrada Versão Brasileira de 1947.
Se realmente desejar ser alguém na vida mais tarde, aproveite bem a adolescência para crescer em sabedoria e inteligência. Eu posso dizer que fiz isso e deste modo pude calar a boca a quem me dizia: Cresça e apareça.
Por isso amigo jovem agora é o tempo para você crescer em todos os sentidos afim de mais tarde aparecer como um verdadeiro homem que será o orgulho dos seus pais.
Acima de tudo alegrará o coração do Pai do Céu como diz Provérbios 27:11:
- Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu possa replicar áquele que me escarnece.

Autor: Victor Alexandre

 

 

 

Submited by

quarta-feira, março 23, 2011 - 21:02

Prosas :

No votes yet

VICTOR ALEXANDRE

imagem de VICTOR ALEXANDRE
Offline
Título: Membro
Última vez online: há 11 anos 9 semanas
Membro desde: 03/13/2011
Conteúdos:
Pontos: 1162

Add comment

Se logue para poder enviar comentários

other contents of VICTOR ALEXANDRE

Tópico Título Respostas Views Last Postícone de ordenação Língua
Poesia/Geral O CHORO DA POETISA 1 1.603 02/27/2018 - 10:19 Português
Poesia/Geral AMBIÇÃO PODER E DINHEIRO 0 1.489 02/12/2013 - 11:12 Português
Poesia/Geral SEDE DE PODER 0 2.061 02/09/2013 - 18:43 Português
Poesia/Geral MONOLOGO 0 1.682 02/05/2013 - 13:05 Português
Poesia/Geral CARNAVAL NO RIO DE JANEIR 0 2.598 01/28/2013 - 08:54 Português
Poesia/Geral CARNAVAL NO RIO DE JANEIR 0 2.114 01/28/2013 - 08:54 Português
Poesia/Geral A LUTA DE UM VELHO PADRE 0 1.378 01/27/2013 - 09:29 Português
Poesia/Geral O RESPEITO 0 2.014 01/24/2013 - 09:23 Português
Prosas/Outros RAZÕES PARA DORMIR E DESPERTAR CEDO... 0 2.066 01/22/2013 - 09:12 Português
Poesia/Geral FAZER O BEM 0 1.474 01/18/2013 - 10:22 Português
Poesia/Geral VIVA A SOLIDARIEDADE! 0 1.421 01/16/2013 - 08:53 Português
Prosas/Outros ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS DESTE MUNDO? 0 1.476 01/11/2013 - 08:36 Português
Prosas/Outros CASA DA SORTE / JOGO DA SORTE! 0 2.651 01/09/2013 - 22:08 Português
Prosas/Outros AULAS DE ESPANHOL OU FRANCÊS, PARTICULARES OU EM GRUPO 0 1.413 12/29/2012 - 07:54 Português
Poesia/Geral ARTES E CULTURA 0 1.399 12/21/2012 - 19:27 Português
Poesia/Geral ARTES E CULTURA 0 2.109 12/21/2012 - 19:27 Português
Prosas/Outros EM 2012 SERÁ FIM DO MUNDO? 0 2.226 12/16/2012 - 18:55 Português
Prosas/Outros EM 2012 SERÁ FIM DO MUNDO? 0 1.716 12/16/2012 - 18:55 Português
Prosas/Outros EM 2012 SERÁ FIM DO MUNDO? 0 1.711 12/16/2012 - 18:55 Português
Prosas/Outros FALE COM SEUS JOVENS SOBRE OS CUIDADOS COM O CORPO. 0 1.544 12/13/2012 - 19:31 Português
Poesia/Geral JOSÉ ROBERTO ARRUDA 2 1.406 12/03/2012 - 17:37 Português
Prosas/Cartas SÉRIE: CARTAS DE AMOR 0 2.852 11/24/2012 - 11:39 Português
Prosas/Outros DE DENTRO DA LAGOA, MÉRCIA NAKASHIMA GRITA: CADÊ OS MEUS DIREITOS? 0 1.465 11/18/2012 - 14:58 Português
Poesia/Geral CILENE A DISCRETA 0 1.615 11/09/2012 - 15:08 Português
Poesia/Geral FÁTIMA É NOME DE SANTA 0 2.082 11/09/2012 - 15:04 Português